De acordo com o Código Civil, a
Prestação de Contas e Previsão Orçamentária devem ser feitas e aprovadas
anualmente em assembleia, o que, na maioria dos condomínios, costuma acontecer
no início do ano.
Para te ajudar na prestação de
contas, aqui vão algumas dicas de como ordenar toda documentação a ser
apresentada e como proceder em caso de reclamações.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Documentos que você precisa ter
em mãos para fazer e apresentar a prestação de contas. Se for necessário, peça
a documentação para a administradora.
·
Certidões negativas do INSS, FGTS e Receita
Federal, do condomínio, da administradora, das empresas terceirizadas.
·
AVCB e as cópias das NRs 5, 7 e 9, além do
certificado de brigada de incêndio, pára raios, RIA dos elevadores, seguro do
prédio e dos funcionários.
·
Não se esqueça do atestado de dedetização, lavagem
das caixas d’agua e da última análise da potabilidade de água.
·
A pasta de prestação de contas pode ser composta
por:
Demonstrativo de despesas (que
deve ser de fácil compreensão e contar um resumo do número de contas do
balanço).
Balanço contábil (que deve ser
abrangente e detalhado. Pode dividido em três contas: Pessoal – que inclui
salários, férias, cesta básica e outros; Fixas – água, luz, telefone, taxas,
contratos de manutenção de elevadores, etc.; e Variáveis – limpeza da caixa
d’água, recarga de extintores, entre outros).
Documentação comprobatória de
despesas e receita (a receita basicamente se divide em duas: condôminos
adimplentes e inadimplentes).
APRESENTAÇÃO
Mais importante que fazer o
balanço é apresentá-lo de forma clara para os condôminos. Separamos algumas
dicas que vão te ajudar nesta tarefa.
·
No início da assembleia, é interessante que o
síndico ou a administradora distribua no início dos trabalhos uma folha com os
detalhes que serão discutidos na prestação de contas, como o comparativo com a
previsão orçamentária aprovada no ano anterior.
·
Compare a previsão efetuada no ano anterior com os
gastos reais e respectivas distorções com explicações claras, simples e sem
deixar dúvidas sobre o motivo dos gastos.
·
Use a divisão por item como Funcionários, Consumo
(água, luz, telefone, Internet), Manutenção, Material de Consumo,
Administrativos, Despesas Diversas, isso facilita o entendimento.
·
É importante informar que as pastas relativas à
prestação de contas ficarão disponíveis na administração do prédio.
·
Alguns especialistas pedem para evitar detalhar
demais as despesas, o que pode gerar alguma confusão. Outros, entretanto, dizem
que tudo deve ser colocado, pois, contabilmente, a compra de uma caixa de
fósforo é tão importante quanto a de um equipamento de segurança.
·
Se houver críticas ou objeções, analise-as e, se
realmente procederem, adote-as, caso contrário, dê explicações claras e
convincentes. Procure adequar-se às necessidades do público, que irá manipular
e aprovar ou não a pasta de prestação de contas.
O QUE NÃO PODE FALTAR
Existem alguns pontos que são
fundamentais para que a prestação de contas esteja completa, outros, no
entanto, podem ser deixados de lado. Confira o que você não pode esquecer.
·
Tenha sempre em mente que para o balanço ser
transparente não pode faltar a receita, a lista de inadimplência e despesas.
·
Atenha-se somente ao período que está em pauta.
·
Nunca esqueça das pastas e da documentação original
comprobatória de despesas e receita.
INADIMPLENTES
Assuntos delicados também fazem
parte da prestação de contas e não podem ser esquecidos, veja a melhor forma de
tratá-los.
·
Aborde a inadimplência de forma a mostrar quanto
está custando ao condomínio, sem entrar em detalhes sobre situações
particulares, isso pode gerar confusão.
·
Não cite o nome dos devedores, somente o número dos
apartamentos.
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Aborde também o percentual, quantidade de cotas,
valor por unidade e ações tomadas (cartas de cobrança, cobranças amigáveis e
ações judiciais).
·
Ouça a opinião de todos e tire suas conclusões.
NÃO FOI APROVADO. O QUE FAZER?
Pode acontecer de sua prestação
de contas não ser aprovada. Às vezes, um erro de digitação ou a falta de
atenção em algum lançamento pode ocasionar esse incômodo. Saiba como agir se os
condôminos não aprovarem o seu balanço.
·
Caso o balanço não seja aprovado, uma saída é
auditar as contas. Muitos casos costumam ficar sem aprofundamentos, o que pode
gerar problemas com os inadimplentes no futuro.
·
Outra solução é esclarecer quais itens ficaram
pendentes e solicitar um prazo para que as explicações sejam feitas. Uma nova
assembleia deve ser convocada.
·
O ideal é que quem fez o balanço consiga dar uma
explicação convincente ou, se realmente houver um erro, o que pode acontecer,
consertá-lo.
·
Persistindo a discordância, sempre usando de bom
senso, quem aprova deve avaliar o teor e o montante envolvido acionando os
mecanismos previstos na Convenção do Condomínio tais como: solicitar
esclarecimentos via Conselho Fiscal, via assembleia e, por último, se for o
caso, exigir por meios judiciais uma prestação de contas.
Fonte: sindiconet
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