Quando compramos nossa casa, pensamos logo em como será a vida no novo lar. As preocupações voltam-se a decoração do novo espaço e o conforto que ele nos proporcionará. Quando compramos um apartamento, não é diferente. Somando-se a isso existe ainda os serviços oferecidos pelo condomínio, como churrasqueira, piscina, salão de festas, academia, quadra de esportes, entre outros. Parece o local perfeito para morar, porém só será se toda esta estrutura for bem administrada. Em não sendo, logo aparecerão incômodos com visinhos, problemas de manutenção, conservação e segurança.
Atualmente, um condomínio deve ser gerido como uma empresa. Existem administradoras que auxiliam na administração condominial, no que se refere principalmente a administração dos documentos e cobranças. Mas ainda há as atividades do síndico que devem ser cumpridas, como vistoria constante dos bens de uso comum, bom relacionamento com os condôminos, acompanhamento dos empregados, contratação e fechamento de contratos com fornecedores, realização de orçamentos, administração dos funcionários, acompanhamento do caixa (receitas e despesas), e o mais complexo, que é procurar manter a ordem do condomínio com base na convenção e no regimento interno do condomínio.
Aquela pessoa que comprou seu apartamento, agora se depara com todas essas responsabilidades, sendo síndico. A solução é a contratação de um profissional que possua conhecimento prático e legal da função. O Código Civil, em seu art. 1.347 autoriza a eleição do síndico terceirizado, garantindo sua destituição a qualquer momento em caso de má administração, conforme art. 1.349. A gestão de um condomínio deve ser realizada nos mesmos moldes de uma empresa, e como tais os condomínios vem exigindo cada vez mais pessoas qualificadas e com disponibilidade de tempo para gerir essa estrutura. Isso é possível com um pequeno investimento que varia de acordo com o número de unidades e estrutura existente no condomínio. Essa gestão pode ser feita juntamente com sua administradora. Entre em contato e marque uma visita.
Grande abraço.
Carlos Geovane Raupp Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário