terça-feira, 17 de abril de 2012

Condomínios ganham tempo no mundo virtual


A tecnologia é uma velha amiga dos síndicos e das empresas que administram condomínios, especialmente na área de segurança. A automatização de portões, portas, os comunicadores integrados, alarmes de todo o tipo, sistemas de monitoramento com câmeras, luzes automáticas e outras facilidades incrementaram os condomínios.

Hoje é a internet que oferece diversas ferramentas que facilitam a vida de quem precisa se comunicar rápido, de forma eficiente e com muita gente simultaneamente.

A internet é um espaço ilimitado de compartilhamento de informação e se transformou em um facilitador para os síndicos. Para o diretor de Condomínios do Sindicato da Habitação e dos Condomínios (Secovi), Marcelo Liberati, a facilidade em publicar online a ata de uma reunião, os boletos de condomínio, a prestação de contas, entre outras informações deixou a comunicação nos condomínios mais ágil e prática.

Entre as mudanças que se pode mencionar está a transparência no preenchimento da ata de assembléia. Antes as pessoas presentes elegiam um secretário e era ele quem redigia o texto. Normalmente a reunião terminava com um rascunho, depois é que a pessoa elaborava a versão final, mas sem a presença dos outros participantes o que aumentava a margem de erro.

"Hoje pode-se digitalizar os documentos e projetá-los para que todos vejam. A ata é escrita na hora (no computador) e pode ser impressa ali mesmo, o processo todo é muito transparente. E ainda há possibilidade de transmitir a assembléia ao vivo pela internet e quem não pode estar lá pessoalmente, pode acompanhar", afirma.

Os documentos digitalizados para arquivo (escaneados) servem como registro e comprovação de despesas, investimentos. Este cuidado pode servir para comprovar a aplicação de recursos, detectar inconformidades ou desvio de recursos do caixa do condomínio.


Comunicação


Informar sobre as assembléias ou o teor das discussões é apenas uma das situações em que a internet é um facilitador. Nos condomínios com síndicos, por vezes os avisos de interesse geral são dados pessoalmente, em outros são utilizados recursos como editais ou correspondência, mas essas práticas já estão sendo superadas.

"Os síndicos e administradores se comunicam com o morador por e-mail ou pelas redes sociais. Já se pode, inclusive pegar o boleto do condomínio direto na internet, imprimir a segunda via ou calcular o valor com juros quando há atraso de pagamento", destaca Marcelo.

No mesmo sistema chegam de forma instantânea aos moradores comprovantes de pagamento, notificações de multas ou respostas de reclamações e avisos.

Agilidade e transparência

Condomínios com perfis em redes sociais publicam e trocam informações instantâneamente. Alguns deles mantêm sites com comunicação online, agilizando a resposta ao moradores. Prestar contas por email traz vantagens como enviar os dados de um condomínio de 180 unidades em cinco segundos.

O diretor de Condomínios do Secovi, Marcelo Liberatti, diz que a tecnologia como ferramenta de trabalho do síndico é uma questão de hábito. A próxima etapa é incluir a participação online dos moradores durante a transmissão das assembleias.

Fonte: www.odiario.com


A Palazzo Condomínio oferece aos seus clientes várias ferramentas virtuais. Com isso, todas as informações do condomínio estão disponíveis a todos os condôminos a qualquer momento. Caso queira conhecer mais estas vantagens, entre em contato e agende uma visita.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Imposto de Renda - Síndico deve informar remuneração


Os rendimentos recebidos por síndico de condomínio são considerados prestação de serviços e por isso são tributáveis não só na declaração como por meio do Carnê-leão mensal se o valor ultrapassar o limite de isenção mensal da tabela do Imposto de Renda.
Assim, o síndico que recebeu remuneração em 2011 acima de R$ 1.499,15, de janeiro a março, e de R$ 1.566,61, de abril a dezembro, ficou sujeito ao Carnê-leão mensal. Se o valor ficou abaixo desses limites não houve incidência de Carnê-leão. Nos dois casos, o rendimento obtido mês a mês em 2011 precisa ser informado na declaração de ajuste anual na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior. Se tiver outras fontes de rendimento tributáveis, o síndico vai somar a elas a remuneração recebida do condomínio para calcular o seu imposto total devido.  Vale observar que a remuneração recebida pelo síndico na forma de desconto da taxa condominial também constitui rendimento tributável.
Fonte: Sindico.com